Skip to content

Senta que lá vem a história…

09/21/2012

Eles são os inimigos mortais de nossos queridos vampiros, inúmeras vezes aparecem em nossos livros e filmes preferidos, por isso apesar de durões e um pouquinho raivosos, merecem aparecer por aqui!!

Lobisomem

Super conhecido e dono de muitas lendas, tem origem em tradições europeias, que dizem que um homem pode se transformar em lobo ou em algo semelhante a um lobo em noites de lua cheia, só voltando à forma humana ao amanhecer.

Essas lendas antigas encontram a sua raiz na mitologia grega. Segundo As Metamorfoses de Ovídio, Licaão- o rei da Arcádia, serviu a carne de Árcade a Zeus e este, como castigo, transformou-o em lobo.

O Lobisomem é figurinha conhecida por todos os continentes e possui vários nomes como: Licantropo dos gregos, Versipélio dos romanos, o Volkodlák dos eslavos, o Werewolf ou Dracopyre dos saxões, o Wahrwolf dos alemães, o Óboroten dos russos, o Hamtammr dos nórdicos, o Loup-garou dos franceses, o arbac-apuhc da Península Ibérica, o Lobisomem dos brasileiros e da América Central e do Sul, com suas modificações fáceis de Lubiszon, Lobisomem, Lubishome.

Segundo lendas mais modernas, para matar um lobisomem é preciso acertá-lo com artefatos feitos de prata.

No Brasil

Dizem que os licantropos na forma humana possuem comportamentos bizzaros, como mudança de comportamento, misteriosa e quase sempre com olhos cansados(olheira), na forma humana é uma pessoa muito atenta as outras, sempre desconfiando de tudo como por exemplo, tem muito medo de ser descoberta a humanidade que é uma aberração, porém é muito protetora em forma humana.

Em algumas regiões, o Lobisomem se transforma à meia noite de sexta-feira, em uma encruzilhada. Como o nome diz, é metade lobo, metade homem. Depois de transformado, sai à noite procurando sangue, matando ferozmente tudo que se move. Antes do amanhecer, ele procura a mesma encruzilhada para voltar a ser homem.

Em algumas localidades diz-se que eles têm preferência por bebês não batizados. O que faz com que as famílias batizem suas crianças o mais rápido possível.

No interior do estado de Rondônia, o lobisomem após se transformar, tem de atravessar correndo sete cemitérios até o amanhecer para voltar a ser humano. Caso contrário ficará em forma de besta até a morte. O escritor brasileiro João Simões Lopes Neto escreveu assim sobre o lobisomem: “Diziam que eram homens que havendo tido relações impuras com as suas comadres, emagreciam; todas as sextas-feiras, alta noite, saíam de suas casas transformados em cachorro ou em porco, e mordiam as pessoas que a tais desoras encontravam; estas, por sua vez, ficavam sujeitas a transformarem-se em Lobisomens…”

Há também quem diga que um oitavo filho que tem sete irmãs mais velhas se torna lobisomem ao completar treze anos. Também dizem que o sétimo filho de um sétimo filho se tornará um lobisomem.

A lenda do lobisomem é muito conhecida no folclore brasileiro, algumas pessoas dizem que além da prata o fogo também mata um lobisomem. Outras acreditam que eles se transformam totalmente em lobos e não metade lobo metade homem.

Algumas lendas também dizem que se um ser humano for mordido por um lobisomem, e não o encontrar a cura até a 12ª badalada desse mesmo dia, ficará lobisomem para toda a eternidade.

Na história do lobão existem também outros personagens:

Peeira

Peeira ou fada dos lobos é o nome que se dá às jovens que se transformam nas guardadoras ou companheiras de lobos. Elas são a versão feminina do lobisomem e fazem parte das lendas de Portugal e da Galiza. A peeira tem o dom de comunicar e controlar alcateias de lobos.

Corredor

O corredor é a pessoa que tem que correr o fado. O corredor é um ser mutante, pode assumir a forma de lobo, de cão ou outro animal. Quando se encontra um para quebrar o fado deve-se fazê-lo sangrar. Podemos dizer que são os nossos queridos conhecidos shapeshifter.

Tardo

O Tardo é uma espécie de duende, um ser mutante que assume formas de animais mas que pode transformar-se num lobisomem se ao fim de sete anos não lhe quebrarem o fado.

Corrilário

Os corrilários são as almas penadas em figura de cão. Se um lobisomem morre antes de terminar o seu fadário, depois de morto termina os seus dias como corrilário.

Vampiros x Lobisomens: Inimigos eternos

Que vampiros e lobisomens são inimigos, isso todos sabem, mas o porque de tudo isso, você sabe? Existem várias explicações na verdade, uma delas é a máldição do Sol e da Lua, citada em Vampire Diaries.

Maldição Sol x Lua

A Maldição do Sol e da Lua, . Um grande xamã fundido há 600 anos amaldiçoou os vampiros e lobisomens que estavam em constante batalha. Desde então, os lobisomens só podem se transformar sobre uma lua cheia e os vampiros estão enfraquecidos pelo sol, fazendo com que os funcionários da lua lobisomens e vampiros escravos para o sol. Acredita-se ser os das magias mais poderosas no elenco da série The Vampire Diaries, em que vincula todos os vampiros e lobisomens, que nunca vai ser feito ou Nascido a lei da magia.

O Dilúvio

O Dilúvio que ocorreu para destruir a humanidade não afetou a casta dos vampiros. Eles sobreviveram à catástrofe arquitetada pelos anjos para acabar com a humanidade.

Isso fez com que os anjos vissem potenciais inimigos na guerra que estaria por vir, pois esses vampiros já estavam condenados pela maldição, o Sheol já era destino certo a essas criaturas e Lúcifer já os estava esperando. O poder dos vampiros estava se tornando extremamente forte e perigoso para as pretensões celestiais.

Logo após o Dilúvio, Noé amaldiçoou o seu filho Cão, por vê-lo nu, envergonhado Cão saiu da presença de seu pai. Infligido pela maldição do patriarca Cão foi procurado por um individuo que lhe prometera recompensas eternas. Cão já sem esperanças e deprimido aceitou o pacto, e selou o seu destino.

O indivíduo em questão era um anjo, que desejava controlar a proliferação dos vampiros na Terra. O tal anjo concedeu poderes a Cão e a sua descendência para perseguir e matar os vampiros. Os descendentes de Cão se tornaram inimigos naturais dos vampiros, dizem que foi assim quem surgiram os lobisomens.

Lobisomens Famosos

Apesar de toda fama de bad boys, também são os mais quentes do pedaço, quase sempre bonitos, fortes e sexy, entre os muitos famosos lobisomens da ficção estão:

• Tyler Lockwood e Mason Lockwood da série The Vampire Diaries;

• Jacob Black (Taylor Lautner) em Twilight serie.

• Sir John Talbot (Anthony Hopkins) e seu filho, Lawrence Talbot (Benicio Del Toro) do filme O Lobisomem;

• David Naughton como David Kessler em Um Lobisomem Americano em Londres (An American Werewolf in London, no original);

• Remo John Lupin e Fenrir Lobo Greyback de Harry Potter;

• Alcide da Série Sookie Stackhouse/True Blood

• Astromar Junqueira (Rui Resende) da novela (Roque Santeiro)

• Hugh Jackman em Vanhelsing.

• O Lycan Michael Corvin (Scott Speedman) em Underworld.

• Bowen “Bowe” MacRieve de Immortals After Dark.

• Scott McCall (Tyler Posey), de Teen Wolf.

Além de livros e filmes existem também RPGs como: Lobisomem: O Apocalipse e Werewolf: The Forsaken e Games como Vampiro x Lobisomem (bite Fight).

E você prefere que mordida.. a de um vampiro ou a de um lobisomem???

Fonte aqui.

Bites!

One Comment leave one →
  1. Bárbara permalink
    09/21/2012 11:43 PM

    Adoro os vampiros pq eles ou sao bonito de morrer ou sao muito charmosos, mas cai entre nós q os lobisomens as vezes sao mais sexy, principalmente por causa do corpo q a maioria tem, ou eles sao mais selvagem para quem gosta.
    Sinceramente nao sei q mordida eu preferiria acho q as duas hahahhaha nao se pode desperdiçar algo assim né? Hahaha, mas os dois lados tem uma coisa boa e uma coisa ruim.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: