Skip to content

Review da quinta temporada de True Blood

08/30/2012

Escrita pela amiga e leitoras e adoradora de vampiros Karina!

Eu simplesmente não tenho palavras pra expressar a minha total frustração com a 5ª temporada de True Blood.

Quando comecei a assistir a série, a algum tempo atrás, eu via nela um potencial que nunca enxergava na maioria das séries que existem e já existiram sobre vampiros e seres paranormais. Pra mim, as outras eram todas estilo Crepusculo (no offense). Fracas, previsiveis e censuradas. E em True Blood vc via o oposto, como se depois de todo o mamão com açucar de Elena e Stefan ou Edward e Bella, eles tentassem trazer a verdadeira face dos vampiros de volta para as nossas cabeças. E foi por isso que me apaixonei pela série.

Lembro que, assisti as 4 primeiras temporadas na velocidade da luz e quando finalmente terminei, fiquei super triste por pensar que a 5ª só viria depois de 1 ano. E então, foi em Junho que todo o meu apreço pela série e pelo seu potencial começaram a sumir pouco a pouco.

Essa temporada, ao meu ver, foi totalmente mal elaborada. A cada episodio que eu assistia, eu pensava que eles perderam totalmente o feeling e começaram a simplesmente acrescentar tudo o que lhes vinha a cabeça, sem pensar se ficaria bom, se tinha nexo, se o publico iria aceitar.

O fato de trazerem de volta o Russel, a principio, me pareceu interessante, até que, no decorrer dos episódios, o papel dele foi se desenvolvendo de forma pobre e sem criatividade. Eu particularmente detesto séries em que eles tentam manter o vilão por mais tempo do que deveria e ficam tentando inventar meios ridiculos para eles escaparem da morte (vide Klaus em TVD). A presença dele se tornou tão cansativa e entediante que nas partes em que ele aparecia, eu levantava pra tomar um café ou ir ao banheiro.

 

Muitos personagens me decepcionaram ao extremo no decorrer da temporada. Como a Sookie, por quem eu já não morria de amores, conseguiu me irritar ainda mais com todo o “mimimi” de princesa rebelde. Ela passa mais tempo reclamando e tendo crises existenciais do que realmente fazendo algo útil para as pessoas da cidade.

E será que só eu não aguentava mais ouvir a palavra “Authority” e “Lilith”? Eu tinha vontade de arremessar a televisão cada vez o Bill-Compton-fraudinha falava “Authority”. Meu Deus, como me irritava. E ele, na minha opinião, foi o pior personagem da temporada, apesar que, foi interessante a forma com a qual mostraram como uma religião pode consumir as pessoas que não são bem resolvidas, é uma verdadeira lavagem cerebral nos vampiros. E, como todo o fanatico, eles ficaram cegos, começaram a agir impulsivamente e lógico que, no fim, tudo deu errado. E a Lilith com aquela ***** cabeluda? Poderiam ter escolhido uma atriz mais bonitinha. Maaaas, apesar dos pesares, fiquei imensamente feliz com esse desfecho, principalmente com o da Valentina Cervi.


Mas, a temporada não foi de toda ruim, houveram alguns pontos fortes que me deixaram satisfeita. Por exemplo, o destaque que deram a Tara e a Pam nessa temporada. Quem acompanha a série sabe o quanto a Tara se deu mal em todas as temporadas, ela sempre sobrou e sempre foi café com leite em praticamente tudo, mas, nessa 5ª temporada, resolveram fazer uma reviravolta e deixar todo aquele poder reprimido que ela possuia finalmente florecer. Ela se mostrou uma vampira destemida, determinada e até que, assustadora. Eu sempre adorava a forma direta e grosseira com a qual Tara se dirigia a todos, mas agora, como uma vampira, essa personalidade rebelde se encaixou muito melhor.

E a Pam, que sempre teve um papel secundario, sempre lambendo a bunda do Eric e sem muitos holofotes, finalmente teve um brilho maior nessa temporada, principalmente com a sua frase: “My mad face and my happy face are the same”, pudemos ver um lado um pouquinho agradável por detrás de tanto rosnado. Após se tornar uma maker, ela desenvolveu seu lado afetivo e embora tentasse escondê-lo, dava pra notar ao olharmos para aqueles olhos azuis gigantescos. Pra quem ainda não viu o último episódio, veja, há uma cena hilária no final envolvendo a Tara e a Pam, faz todos os 11 episódios entediantes valerem muito a pena.

Houve também um grande destaque para as fadas, que passaram praticamente a temporada inteira tentando descobrir a verdade sobre a vida de Sookie, porém, esse tópico foi deixado pra ser abordado na próxima temporada, em que eles provavelmente colocarão em cena o assustador, Warlow. Só espero que eles tenham mais sorte no desenvolver dessa história, já que na atual, eles falharam bastante.

Acredito que, se a série fosse mais longa, com seus 20 episódios como Vampire Diaries, eu provavelmente acabaria abandonando-na, tenho que confessar que foi bem difícil acompanhar os episódios e só o fiz por poucos motivos e simplesmente por pensar “Ah, já que vi até aqui, vou terminar”, infelizmente, os produtores/diretores/roteiristas não souberam prender os fãs, em todos os lugares, eu via pessoas reclamando e dizendo que só continuavam assistindo por gostarem de vampiros e não porque estava excelente. Acho que, se na próxima temporada, eles não mudarem essa visão “tanto faz” do público, é bem possível que True Blood seja cortada como muitas outras já foram. Então vamos lá galera, pensamento positivo até o ano que vem!

2 Comentários leave one →
  1. Roberta permalink
    08/31/2012 12:39 AM

    Concordo plenamente!! Tanto que nem consegui passar do 3º episódio. Decepção total com esta temporada e nem sei se valerá a pena assistir as demais….Bom, para quem está gostando, boa sorte com as demais, se houver….

  2. Maru permalink
    08/31/2012 12:24 PM

    Pois é.. Eu já nem mais comparo a série com os livros. Eu já meio q me conformei de ser uma série sobre vampiros.

    “Atenção Spoilers..Talvez..”
    E uma coisa.. esse tal de Warlow aí..tem muita chance de ser o Victor Madden dos livros.
    Quando a fada louca aparece nakele bar de fadas, antes de ser interrompida por Jason ela diz: “Warlow is Vic…”
    Se for mesmo Victor Madden tem muito a ver a história do contrato da Sookie pertencer a ele.

    Quem sabe agora q o Tio Bolão saiu da série a coisa melhora…

Deixe uma resposta

