Skip to content

Review de Breaking Dawn (Amanhecer) – parte 1

11/21/2011

Aqui vamos nós para o review de Breaking Dawn ou Amanhecer da saga crepúsculo. Eu fui assistir ao filme domingo, dois dias depois da estréia oficial e eu posso dizer o seguinte. O filme tá muito bom, pelo menos eu gostei bastante. Tanto que prendeu a minha atenção de uma forma tão forte que eu não tive nem oportunidade para ficar botando defeitos. Como assim?

Nos filmes anteriores, a vergonha alheia era tanta que eu chegava a me arrepiar (sem falar na vontade de me esconder). Dessa vez eu tive outra sensação. Consegui assistir ao filme de verdade, sem me preocupar em ver os erros, embora eu não saiba se isso aconteceu devido à emoção de estar assistindo ao filme relacionado ao último livro da série ou porque ele estava muito bom mesmo. Talvez as duas coisas.

Aconselho quem estiver em dúvida a ir no cinema, pois vale a pena, quer dizer, pra mim valeu a pena, mas isso é uma opinião muito pessoal. Eu não me arrependi de ter ido.

Eu não posso comparar o livro com o filme de forma muito crítica, apesar de saber que em alguns momentos eu vá fazer isso. Por quê? Porque faz muito tempo que eu li o Breaking Dawn e eu não tenho condições de dizer a ordem dos fatos ou detalhezinhos que acontecem então eu não vou ser nem justa se eu começar a fazer comparações.

Então vamos ao que interessa.

O filme começa logo com o casamento , o que é diferente do que costumamos ver, pois em geral os casamentos acontecem no fim dos filmes, com aquela mensagem implícita de “e todos viveram felizes para sempre”. Aqui não. O casamento é o marco de uma grande mudança na história toda, na vida de quase todos os personagens. Ele dispara uma contagem regressiva pra transformação da Bella e isso mexe com todos. Há o pacto com os lobos; o dilema do Edward com a Bella se tornar vampira, tentando até o último minuto fazer ela desistir da idéia dela; o Jacob de luto porque de uma forma vai perder a pessoa que ama; a despedida do Charlie e da Renée, que não sabem que depois não a verão mais. Então todos estão mobilizados com esse acontecimento e tudo isso foi muito bem retratado.

Quanto ao casamento foi tudo tranqüilo, nenhuma surpresa. Já a parte dos discursos na festa foi cômica, beirando o hilário. Houve muita gargalhada no cinema principalmente quando o Charlie comenta da certeza que ele tem de que o casal será feliz, afinal como policial ele sabe das coisas e também porque ele sabe como usar uma arma (adorooo o Charlie). O Emmet também se superou dizendo que a partir de agora a Bella não vai ter tempo para dormir, dando um sentido duplo à frase, o que não agradou muito ao pai da noiva, obviamente hehehe. Foi muito legal essa descontração. Eu sei que no livro não tem isso, mas são detalhes que se destacam por quebrarem a tensão e manter o clima bem humorado à saga, uma característica que se vem se mantendo desde o primeiro filme. Foi muito bom ver a reação do publico, porque realmente foi engraçado. Não eram aquelas risadas de deboche, mas porque aquela cena tinha a intenção de arrancar risos e funcionou.

Após o casamento, então, vem a lua de mel e aqui eu queria fazer uma pontuação especial, pois na minha opinião ela foi maravilhosa.  A meu ver foi uma das cenas mais marcantes, e aqui eu vou me obrigar a comparar com o livro, exatamente devido a sua fidedignidade com a história original. Eles chegaram na ilha e já foram para o mar. O Edward foi primeiro, se preparando, tirando a roupa e indo pra água e a Bella neurótica, se depilando no banheiro, escovando os dentes e se descabelando pensando em como seria aquele momento. Depois ela aparece mais nervosa ainda surtando com as lingeries que a Alice escolheu pra ela, tudo meio sexy, meio ousado, coisas com que ela não estava acostumada. Então ela acaba indo enrolada na toalha e se junta ao Edward.

Assistir a essa cena, com o Edward na água sob o brilho da luz da lua fez eu me sentir lendo o livro novamente. Veio um flash de memória na minha cabeça, de tão real que aquilo foi. Fiquei mais impressionada porque quando eu li o livro era exatamente aquilo que eu imaginei. Até mesmo a casa era parecida com o que eu imaginava, o banheiro, tudo. As preocupações da Bella foram bem demonstradas, mostrando uma melhora significativa na atuação da Kristen Stewart que finalmente encarnou a essência da personagem.

Bom, mas voltando à lua de mel temos a tão aguardada noite de núpcias, com direito a cama quebrada, penas de travesseiros, hematomas, tudo muito de acordo. A única coisa que eu acho que poderiam ter tido mais cuidado foi com a questão dos ovos. Poxa, no livro ficou bem destacada a preferência dela pelos ovos e isso não foi mostrado. Ela comeu aquele frango e a partir dali que foi se chegando a conclusão de que ela poderia estar grávida, mas tudo bem. O detalhe chega a ser pequeno perto da perfeição que foi o resto da lua de mel. Ah e o Edward petrificado ao considerar a hipótese de ter engravidado a Bella foi ALGO! Morri de rir.

Já em clima de gravidez, vamos falar um pouco dela. Assim como o casamento,  a notícia de que a Bella estaria esperando um filho provocou uma movimentação de todos para saber o que estava acontecendo, o que era aquilo dentro da Bella, que ser seria aquele. Os lobos começam a ficar meio tensos e aquela situação estava difícil de ser aceita até mesmo pelos vampiros. A Rosalie e foi a única que desde o começo apoiou a Bella e ficou meio de cão de guarda dela. Foi tudo muito parecido com o livro, quer dizer, eles conseguiram pegar a essência da história e adaptar bem para o cinema. Nesse sentido acho que toda a produção está de parabéns.

Por falar em lobos, não tem como fazer um review sem falar do Seth, o lobisomem novato. O ator foi perfeito e parece ter encantado o público que assistia ao filme comigo. Era possível ouvir comentários como “ai que amor”, ou “ai que bonitinho”, mas não no sentido de aparência física e sim de interpretação do personagem. O ator encarnou o Seth com o jeitinho maroto e aventureiro, cheio de adrenalina e não decepcionou.

E na hora que o Jacob assume a liderança do grupo, então? Foi magnífico! Aquele lobo crescendo e crescendo pra cima do Sam, aquilo foi lindo de assistir, muito legal. Aliás, gostei de eles terem mostrado como funciona a comunicação mental dos lobos, que acontece quando o Jacob descobre que a Bella tá grávida e ao se transformar uiva num tom de sofrimento, chamando a atenção dos demais do bando, que foram atrás dele. É legal poder ver esse lado que ainda não havia sido mostrado, os lobos conversando mentalmente entre si. Não faria falta se não aparecesse, mas já que abordaram devo dizer que não ficou ruim.

Bom, ok, a Bella está grávida. Eu não posso deixar de fazer uma piada daquela parte, porque a aparência da atriz parece ter contribuído para que ficasse muito real. A kristen pode ter melhorado na interpretação, mas ela tem uma carinha de quem está constantemente com dor, então ficou muito bem retratada angústia pela qual passava a Bella, a falta de energia (roubada pelo bebê, enfim).

É uma piadinha meio forçada, porque como eu já disse e vou repetir, acho que as atuações tanto da Kristen Stewart quanto do Robert attinson melhoraram absurdamente. Os dois se entregaram para seus personagens e o Edward, em especial, tava bem diferente. Não tá mais tão esquisito como eu achava ele antes o que contribuiu para eu consegui ter um pouco mais de simpatia por ele. De repente tem a ver com toda aquela reação emotiva dele com o casamento, com poder ouvir o bebê depois de um tempo, com a preocupação com a Bella, não sei. Achei diferente e um diferente positivo.

Até o nascimento da Renesmee tudo transcorre “normalmente”, com destaque para a escolha dos nomes, que foi hilária. A Bella comentando das opções e o Jacob quase tendo um ataque enquanto o Edward achava tudo muito lindo.

Na hora do nascimento e da transformação tivemos o privilégio de assistir a efeitos modernos de tecnologia simulando o que estava acontecendo dentro do corpo da Bella. E depois foi muito legal ver os flashes de memória aparecendo, uma boa jogada pros fãs lembrarem o que aconteceu anteriormente, pra dar aquele gostinho de saudade e mostrar que o fim está chegando. Foi muito bom terem feito isso, fechou com chave de ouro.

Eu lamentei a forma como terminou o filme, não por causa da forma como foi, mas porque eu gostaria que tivessem ido além. Uma das minhas cenas favoritas no livro é quando a Bella acorda, vê o Jacob brincando com a Renesmee e entende o que está acontecendo (imprinting). Daí ela fica enlouquecida e quer ir pra cima do coitado. Lamento não poder ter visto esse momento ainda nesta parte I.

Lamento mais ainda ter tido que deixar o cinema com a cena da Bella abrindo os olhos na cabeça. Tchê, aquilo foi muito estilo avatar!! Desculpa a quem não assistiu ao filme ainda, mas termina praticamente da mesma forma, com um par de olhos se abrindo e a tela em close! A única diferença é que os olhos são diferentes. Na hora eu cai na gargalhada e relevei, mas depois pensei melhor e decidi que não curti a falta de originalidade ou cuidado de quem fez o filme.

Antes de encerrar  esse mega post, eu queria falar da questão do imprinting que é um ponto importantíssimo da historia do Jacob. No momento que ele vê os olhos daquela criança, linda, diga-se de passagem, ele relembra o significado de ter essa ligação com alguém. Então aparece  a Renesmee mais velha (uma atriz com traços bem parecidos com os da kristen e do Rob), uma visão de como ela seria no futuro, na idade do Jacob, mais ou menos, mas aos poucos vai voltando pro presente e mostra aquela criança com os mesmos olhos da Renesmee mais velha. Ali eu pensei, “game over”, Jacob! Você tá perdido hahahaha.

Então ele se ajoelha. Não porque as pernas amolecem ou coisa assim. Foi no sentido de “eu me rendo a ti”. Ou de “eu to aqui pra te proteger, pra te cuidar, te amar e ser o que você precisar que eu seja”. Foi tão emocionante que eu arrepiei na hora. Muito bom! Uma das minhas cenas favoritas!

Bom, acho que por enquanto era isso. Talvez eu tivesse que assistir ao filme de novo pra poder ser mais crítica, pois a primeira vez que eu vejo um filme é tão emocionante que eu não consigo enxergar todos os detalhes e alguns erros graves heheheh. Eu tento, mas eu me empolgo demais e fico meio cega pra esse tipo de coisa. Eu não saberia dizer se ta faltando algo, mas arrisco a dizer que independente disso o filme foi muito bem construído.

Houve coerência na seqüência das cenas e se houve alguma mudança pelo menos não foi pra justificar outras cenas esquisitas, foi pra retratar algo que já existia na história.

Mais uma vez, fiquei muito satisfeita com o respeito que se teve com os pontos chaves da trama, como o imprinting, o casamento, a lua de mel, etc. Só por isso acho que já valeu.

Recomendo o filme, tá bem emocionante. Para os fãs mais envolvidos emocionalmente com a série talvez seja possível até mesmo chorar, afinal é o começo do fim e está tudo muito emocionante. O tempo pareceu voar dentro do cinema.

Nesse sentido foi até bom que tenham dividido o filme porque o impacto do fim não é tão grande dessa forma. O ruim é ter que esperar tanto pela continuação.

Acho que é isso, sem dúvidas o Breaking Dawn foi um dos filmes mais completos da série. Como eu sempre comento nas reviews da saga Twilight, eles estão melhorando a cada filme, então eu imagino que o Breaking Dawn (Amanhecer) parte 2 será mais maravilhoso ainda e recheado de emoções.

Quem já viu, o que achou?

8 Comentários leave one →
  1. Adriano permalink
    11/21/2011 7:52 PM

    Puts, eu gostei dms do filme! O diretor deu uma atmosfera nova ao filme, mas não tirando a essência da saga… Foi mt bom o filme, deu pra arrepiar nas lutas, pra emocionar em vários momentos e tal! Pra mim foi o melhor filme! Mas olha, a melhor parte, rs, pra mim foi aquele casamento que ela sonhou! Crl, que foi aquilo? Eu curti mtmtmtmtmt aquilo! Nenhum momento do filme vc diz Blé… Quando vc não ta tenso, vc ta rindo, pq nesse filme eles exploraram mt bem o humor! Enfim, o filme foi mt bom, quero ver denovo! rs

  2. Adriano permalink
    11/21/2011 7:53 PM

    Agora que eu vi, escrevi “filme” e “aquilo” umas trocentas vezes. KKK, foi a emoção D:

  3. 11/22/2011 7:13 AM

    Dessa vez eu preciso dizer que foi o melhor filme da série!!!!!
    Sempre coloco muitos defeitos, mas dessa vez melhorou 500%
    Adorei tudo!
    Bateu aquela nostalgia… e me deu vontade de ler todos os livros novamente!!!!
    O casamento foi lindo!!!! Nem preciso dizer que chorei muitoooooo. Aliás esse foi o mais chorei da série toda!!!!
    Sinceramente eu não esperava um filme bom porque já tinha me decepcionado antes, mas as minhas expectativas foram superadas!!!!!
    Esse fim de semana vou assistir de novo \o/
    Me emocionou muito. De verdade!

  4. .:Little.Crazy.Dhampir:. permalink
    11/22/2011 8:19 AM

    Pois é pessoas! Eu realmente adorei o filme! Parecem que fizeram mágica! Eu reli meu post e vi que escrevi várias vezes que o filme ta emocionante hahahah, mas é porque eles realmente se superaram dessa vez! \o/

  5. fabricio Inoue permalink
    11/22/2011 11:12 AM

    gente alguem assistiu a cena extra? dos volturi? ou foi só eu? eu sai de la todo orgulhoso pq só eu vi a cena, todo mundo tinha saido kkkkk, fiquei muito feliz rsrsrs

  6. .:Little.Crazy.Dhampir:. permalink
    11/22/2011 7:08 PM

    bah! perdi essa! não acredito!
    Que pena… será que vou ter que ir de novo? =p

  7. Nicole permalink
    11/24/2011 8:15 AM

    Haa eu vi,e chorei,chorei e chorei! hahah Achei msm emocionante,é claro q alguns detalhes ficaram pra tras,mas ja sabia q seria assim! De qualquer forma eu achei bem legal,emocionante msm,e como vc disse ja é um pedacinho do fim,eu fiquei lembrando dos primeiros filmes! Agora só esperar pelo proximo!!E torcer pra seja” O FINAL “

  8. 09/17/2012 1:59 PM

    Gente eu a_do_rei esse filme e tao lindo inclusive o seth na verdade o nome artistico dele e boo boo stwart eu amo ele e tao lindinho bom eu so quero ver amanhecer parte 2 eu to loka pra ver se alguem ver conta por favor como e ta? Beijos pra vcs ***

Deixe uma resposta

