Skip to content

Especial Halloween – Jack O’Lantern

10/23/2011

As abóboras iluminadas são o símbolo do Halloween, mas você sabe qual sua história?

 Exite um mito irlandês sobre um homem apelidado de “Jack Miserável”. Ele convidou o Diabo para tomar uma bebida com ele, porém Jack não tinha como pagar a sua bebida, então, convenceu o Demônio a se transformar em uma moeda que Jack usaria para pagar as bebidas. Depois que o Diabo fez isso, Jack decidiu pegar o dinheiro e colocá-la em seu bolso ao lado de uma cruz de prata, o que impediu o Diabo de mudar de volta em sua forma original. Jack solta então o Diabo, sob a condição de que ele não incomodaria Jack durante um ano e que, se Jack morresse, ele não pediria a sua alma.

No ano seguinte, Jack enganou-o de novo,  fazendo o Diabo subir em uma árvore para pegar um pedaço de fruta. Enquanto ele estava em cima da árvore, Jack esculpiu um sinal da cruz na casca da árvore para que o diabo não pudesse descer, até que o Diabo prometeu Jack para não incomodá-lo por mais dez anos. Pouco depois, Jack morreu.

Como diz a lenda, Deus não permitiria que uma figura tão repugnante fosse o céu. O Diabo, chateado com o truque de Jack tinha e para manter sua palavra de não reclamar a sua alma, não permitiu que Jack fosse para o inferno. Ele enviou Jack para a noite escura, com apenas uma queima de carvão para iluminar seu caminho. Jack colocou o carvão em um nabo esculpido e tem vagueado pela Terra com desde então. Os irlandeses começaram a se referir a essa figura fantasmagórica como “Jack da Lanterna”, e depois, simplesmente “Jack O’ Lantern”.

Na Irlanda e na Escócia, as pessoas começaram a fazer suas próprias versões da Jack O’Lantern, esculpindo rostos assustadores em nabos e batatas e colocando em janelas ou portas de perto para afugentar Jack Miserável e outros espíritos errantes do mal. Na Inglaterra, beterrabas grandes são usados. Os imigrantes destes países trouxeram a tradição Jack O’Lantern com eles quando vieram para os Estados Unidos. Eles logo descobriram que as abóboras, uma fruta nativa da América, era ótima para fazer as lanternas.

Bom, quando estava postando li nabo e não liguei o nome a “pessoa”, não me lembro de ter ingerido isso algum dia da minha vida, mas enfim..a figura acima é um  nabo decorado para o tradicional Halloween irlandês do início do século XX,exibido no Museu da Vida Rural na Irlanda. Coisinha feia rs

Quem presta atenção vê uma luzinha fraca na noite de 31 de outubro. É Jack, procurando um lugar, coitadinho nem tem para onde ir, não tem um lugarzinho por aí para ele ficar?

Outra curiosidade é que em Portugal esse enfeite é chamado de coca. Já pensou se o povo espalha um monte de Coca por aí?! esse Jack não tem jeito, vai preso na hora! hihihi

 

Fonte aqui.

Bites!

 

Anúncios
5 Comentários leave one →
  1. 10/23/2011 8:00 PM

    Eu li em algum lugar que não era necessariamente para afugentar espíritos errantes e sim para iluminar o caminho deles, ajudando-os e, com isso, impedindo que eles entrassem sem querer nas suas casas ou que não entrassem por gratidão.

  2. 10/24/2011 8:02 AM

    Olá, eu sou de Coimbra (Centro de Portugal) e nunca ouvi falar da coca, quando era criança era sempre a abóbora dos bolinhos e bolinhós 🙂 mas é engraçado saber que nome foram dar 😛

  3. opositivegiver permalink
    10/27/2011 12:21 PM

    História de Halloween são demais!!! adorooo

  4. Taamires(^vv^) permalink
    10/28/2011 7:52 AM

    Como eu amo essa época do ano *-*,historias ,fantasias,doces.. é td mto perfeito *_*

  5. ruth permalink
    11/03/2011 9:29 AM

    um lugarzinho para o jack é?
    louco se elel passar por aqui……
    talvez

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: