Skip to content

Você Sabia?

10/19/2011

Você sabia que no Brasil foi criado o Dia do Folclore para concorrer com o Halloween?

Ok, a data não foi criada exatamente só para concorrer com o Halloween, afinal este decreto federal foi publicado em 1965, mas no dia 22 de agosto, o Brasil comemora o Dia do Folclore.
Os anti-americanos defendem que devemos comemorar o dia do Folclore e não o Halloween, pois este não nos pertence, mas eu discordo, se podemos comemorar os 2 por que não??

O folclore brasileiro, segundo o Capítulo I da Carta do Folclore Brasileiro, é sinônimo de cultura popular brasileira, e representa a identidade social da comunidade através de suas criações culturais, coletivas ou individuais; é também uma parte essencial da cultura do Brasil em seu todo. Por isso não é festejada somente em um dia, mas suas manifestações são espalhadas por todo território nacional e em diferentes épocas do ano.

Com todo o meu respeito ao Saci Pererê, a Sereia Iara (que aliás eu adoro), Mula-sem-cabeça, Curupira, Negrinho do Pastoreio e Boitatá, entre outros, gosto muito do folclore brasileiro porque é muito rico, mas em questão de comemoração o Halloween é muuuuito mais divertido, fora que conta com nossos fangostosos!!

E fala a verdade alguém já foi em alguma festa de Folclore no dia do Folclore? Eu me lembro de ter ido em uma somente quando era pequena, tipo no primário… pelo menos em nossa região Sudeste não é muito comemorado. Como disse antes, as festas são na verdade espalhadas durante o ano por isso difere da idéia do Halloween que é comemorado dia 31 de Outubro.


Algumas das principais festas folclóricas nossas são o Carnaval, a Folia de Reis, as Farras de boi e Cavalhadas, as Festas Juninas, a Festa do Divino e o Congado.


Nunca fui na folia de reis, farras de boi e tal, carnaval como sabemos bem é muito legal, mas eu particularmente ADORO  as Festas Juninas! Fazer trancinha, usar xadrez, comer doce de abóbora, cachorro quente, aqueles docinhos deliciosos e porcariadas .. e ainda tem quadrilha, cadeia, correio elegante, oh trem bão!!

Bites!

2 Comentários leave one →
  1. Rosa Pugno permalink
    10/20/2011 7:09 AM

    Pois é flor, eu como fui criada a minha infância inteira no interior, posso te dizer que Folia de Reis e Congado são festas maravilhosas, assim como as festas juninas, que eu também amoooooo. Adoro o Carnaval, mas hoje em dia, já não é mais uma festa popular, no meu ponto de vista… heheheh… acho que estou ficando velha mesmo… heheheheh… Mas enfim, eu amoooooooooooooo festas de Halloween e ter a oportunidade de me fantasiar de vampira ou bruxa… hummmmmmm… adooooooooooro! Me lembro que uma vez meu tio que é protético, me fez umas presas de resina e eu fiquei uma vampira perfeita! Ameiiiiiiiiiiiii!!! Grande beijo flor e parabéns pelo post!

  2. 10/20/2011 11:34 AM

    Que legal Rosa!! Também gosto dessas festas populares, mta cultura e mta gente legal!
    Amo Halloween, esses dias mesmo estava vendo umas fotos antigas e encontrei uma com 14 anos vestida de vampira! d+ mto divertido!! gegege
    bjs

Deixe uma resposta

